Tags: auditorias,táxi aéreo,manutenção de aeronaves

Auditoria externa em empresas de táxi aéreo e de manutenção de aeronaves

Toda e qualquer empresa deve passar por processos de avaliação de prestação de serviços com a finalidade de melhorá-los, por meio de auditorias internas ou externas. Processos que devem ser vistos como parte da evolução de uma empresa.

É comum uma empresa de táxi aéreo ou de manutenção de aeronaves passar por auditorias externas, feitas por empresas especializadas, a pedido do contratante de um serviço, ou efetuada diretamente pela autoridade aeronáutica, no caso do Brasil a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.

Auditorias externas não têm o intuito de fiscalizar ou condenar uma empresa, mas sim averiguar se todos os procedimentos definidos pela empresa, por meio dos Manuais de Operação ou Manutenção estão sendo efetivos e realizados dentro de critérios aceitáveis.

O auditor externo trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício, e sua atenção está voltada para a confiabilidade dos processos e registros dos serviços. Na maioria das vezes, ele também trabalha em parceria com o auditor interno, para testar a eficiência dos sistemas utilizados.

As auditorias externas, normalmente, são feitas em um setor específico, podendo abranger outros ligados ao mesmo. A ANAC, por exemplo, vai fazer auditorias no que diz respeito às Operações e Manutenções da empresa, conforme o caso, não se importando com as partes financeira ou contábil da empresa.

O trabalho de verificação do cumprimento da Legislação vigente e dos processos definidos pela empresa é de extrema importância para a liberação e autorização da empresa para exercer suas atividades.

 

Arildo Freitas
Inspetor e Mecânico de Manutenção de Aeronaves