Tags: emissões de carbono,carbono,sustentabilidade,ecologia

Neutralização das emissões de carbono

PROGRAMA CARBONO NEUTRO

O programa de neutralização do carbono é um mecanismo de adoção voluntária de empresas que assumem responsabilidades ambientais devido ao impacto de suas atividades. Ele visa diminuir o impacto de gases como o dióxido de carbono, que são emitidos na natureza, gerando o efeito estufa e as mudanças climáticas que já são um problema atual no Planeta.

A finalidade de neutralizar carbono, é que as empresas podem fazer um levantamento da emissão de gases durante o voo de aeronaves, despejo de resíduos, para calcular a quantidade de árvores que precisam ser plantadas para suprir os efeitos poluentes que os itens citados poderão emitir ao meio ambiente.

O programa é respaldado em projetos de plantios de árvores, auxiliando na conservação de biomas ambientais. A neutralização dos gases acontece na mesma proporção da emissão, o que é comprovado a partir da medição. Essa avaliação das emissões de gás carbônico é feita por meio de ferramenta científica.

POR QUE É INTERESSANTE PARA A HELISUL NEUTRALIZAR SUAS EMISSÕES?

  1. Para contribuir com a redução do efeito estufa, através da fixação de gás carbônico pelas árvores plantadas;
  2. Para melhorar relacionamento com públicos de interesse e contribuir para o desenvolvimento sustentável;
  3. Ganha em competitividade, pelo reconhecimento de seus clientes e consumidores, em razão de sua postura de respeito ambiental;
  4. Possibilidade de participação no mercado de carbono;
  5. Melhora o balanço social, o respectivo valor da empresa e suas ações em Bolsa;
  6. Gera positivismo interno, respeito pela liderança corporativa e sentimento coletivo de contribuição para uma causa de grande relevância.

O projeto de neutralização de carbono voluntária foi implantado na Fazenda de Itapejara d´Oeste – Pr e dividido em 3 etapas conforme o fluxograma abaixo:

Etapa 01

Para realizar o reflorestamento foram plantadas mudas de Araucária, Pinus e Eucalipto, totalizando uma área de plantio de 50,82 hectares.

Etapa II e III

Foi mensurada a quantidade de gás carbônico fixado pela área de plantio (27558 toneladas de CO2 em 20 anos) e a quantidade de CO2 emitido pelo helicóptero Jet Ranger (2.419,2 toneladas de CO2 em 20 anos).

Após aplicar a metodologia de cálculos, concluímos que: em 20 anos é necessário plantar 4,5 hectares com as 3 espécies florestais para compensar a emissão do helicóptero. As plantações existentes na fazenda já conseguem neutralizar 11 helicópteros da Helisul.

Jéssica Brustolim Lazarotto
Engenheira Ambiental
CREA PR: 111148/D